terça-feira, 26 de maio de 2009


Como você sabe quando encontrou a pessoa certa com a qual deva se relacionar? (Braz Campos Durso)


Normalmente estamos sempre na busca de uma pessoa que possa nos completar, tornando assim nossa vida mais feliz. A grande pergunta que fica é como ter a certeza de quando conseguimos achar essa pessoa? Infelizmente nunca teremos essa certeza e não existe nenhum indício de que isso possa vir a se concretizar de verdade. Até porque na vida nem sempre a lógica prevalece. Quantas e quantas vezes não vemos uma pessoa responsável se envolver com uma irresponsável ? Isso ocorre porque não conseguimos controlar o que move o ser humano: o sentimento. Por isso mesmo, as vezes se fala que o amor é cego. Na verdade ele não é cego, ele é sincero. Amar não é combinar 1+1 = 2. Amar é aprender. E iremos aprender com o que não sabemos, ou seja, com o diferente. Lógico que algumas afinidades são necessárias, mas essas afinidades apenas permitem que o relacionamento dê certo. Na verdade todos relacionamentos dão certo, nem que por um curto período de tempo (como disse Jabor numa crônica). Mas naquele período deram certo e valeram a pena. E o melhor, sempre saimos de relacionamentos anteriores com uma maior bagagem de aprendizado do que quando entramos nele. Só por isso qualquer relacionamento já vale a pena, minimizando quaisquer riscos decorrentes do mesmo. Quando pude perceber isso, passei a me entregar de peito aberto a qualquer oportunidade de me relacionar. Afinal relacionar-se é sentir e aprender. Uma combinação maravilhosa. Essa combinação nos faz sentir-se vivo. Acredito que não devemos pensar no relacionamento como um jogo, no qual temos de sempre pensar antes de movermos qualquer peça no tabuleiro. Já pensei assim por um tempo (e me arrependo de ter pensado assim), mas hoje, tenho certeza de que devemos deixar o sentimento nos dominar. Não devemos jogar, pois num jogo alguém ganha e alguém perde. Num relacionamento, para dar certo, deve-se existir equilíbrio e harmonia. Ninguém deve ganhar. Lembre-se do ditado: sorte no jogo azar no amor. Na verdade devemos saber ceder mais do que ganhar. No relacionamento estamos querendo perder(ceder) para ganhar. Ganhar o crescimento da pessoa amada. Ser irredutível em questões amorosas só pode demonstrar que a pessoa não está preparada para amar. O egoísmo não faz parte do amor verdadeiro. Se eu apenas penso em mim, não estou preparado para pensar no outro. Relacionamento é feito para que a pessoa amada possa sentir-se protegida. Que ela sinta que tem seu apoio, que mesmo no escuro poderá encontrar a sua mão para apoia-la. Quando me falam que devemos ir devagar no início de um relacionamento, eu discordo. Como ir devagar ? Afinal ninguém até hoje soube precisar qual a verdadeira velocidade do amor. Como frear se o que importa não é o tempo e sim a intensidade do momento? Esperar até ter certeza pode significar o fracasso do relacionamento. Afinal, essa certeza pode nunca vir. Para mim o que importa é a vontade de querer estar perto. De compartilhar meus momentos com outra pessoa. Isso já é o suficiente, para eu saber que encontrei a pessoa com a qual devo me relacionar. Se valerá a pena? Não saberei senão tentar. Por isso prefiro arriscar. Tenho apenas uma certeza quando estou disposto a arriscar : aprenderei um pouco mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário