quarta-feira, 22 de abril de 2009

Mudando o meu pensar

Hoje mesmo eu escutei de uma aluna que ela espera ser um dia o que eu sou hoje. Isso foi legal de escutar, porque me alerta para a responsabilidade na formação intelectual e científica dos meus alunos. Contudo, me fez lembrar que eu também levo muito porrada na vida e que tenho algumas derrotas acumuladas também.

Tenho plena convicção de todos os meus fracassos pessoais e apesar da dor que todos eles causam na minha alma e no meu coração, eu tenho aprendido a cada dia a superar um pouco mais essas situações adversas. Me lembro de último filme do Batman onde num determinado momento o mordomo fala a seguinte frase: “a gente cai para aprender a se levantar”. Seguindo esse lema, tenho aprendido a me levantar a cada dia. Sim... sofro perdas constantemente. As vezes é difícil lidar com todas elas, pois machucam o nosso ego, destroem nossa muralha invisível contra as dores do mundo, enfim, nos fazem sofrer para caramba. Nos convidam a entrar no MUNDO REAL. Mas por outro lado esse sofrimento também serve de alerta para saborearmos com mais intensidade os momentos de felicidade que experimentamos na vida. Ou seja, os momentos considerados infelizes servem de alerta para que possamos aprender a valorizar as alegrias da vida com máxima intensidade.

Mas o pior de tudo quando atravessamos uma fase adversa na nossa vida é o sentimento ruim que fica aprisionado no nosso coração. Isso acaba por nos consumir um pouco a cada dia. E quanto mais pensarmos nessa amargura, nesse rancor, mais ele estará presente nos corroendo por dentro como uma neoplasia maligna dominando nosso organismo e se espalhando através de metástases à distância.

Dentro deste contexto, me deparei com um pequeno livro (porém muito interessante e sincero) da autora Inês Stanisiere (que já escreveu vários roteiros para programas do canal futura e também do SBT). O livro tem o interessante nome de PERDOAR É LIBERTAR. Só a dedicatória do livro já vale a pena. A autora dedica o livro a alguém que a possibilitou entender de verdade o que é perdoar, que a fez olhar para o passado com outros olhos e perdoar àqueles que ainda não havia conseguido. Se pararmos para analisar essa frase acima, veremos toda a beleza que está implícita na mesma. Também demonstra como a autora cresceu com a ajuda de alguém. Isso mesmo, a coisa mais valorosa na vida, é a AJUDA SINCERA de alguém. Aprendi que a única coisa que levaremos dessa vida são as amizades, os momentos de carinho e as lembranças das vezes que pudemos ajudar alguém. Não existe nada mais reconfortante do que lembrar do brilho no olhar de alguma pessoa que pudemos ajudar de forma sincera e verdadeira. Isso ganha o dia, e por que não,  a vida de qualquer pessoa. Ainda na dedicação a autora nos diz que só quando perdoamos, somos livres para construir um futuro diferente e fazer da nossa vida aquilo que realmente desejamos. Sei que é difícil ser livre, mas devemos tentar a toda custo. Escrevendo sobre o PERDOAR, me pego a pensar em quantas pessoas eu já posso ter causado algum rancor e sinceramente o que gostaria de poder falar para todas elas agora (sei que isso não será possível, infelizmente) é uma única palavra: DESCULPA. Sei que eu erro muito, talvez mais do que eu possa conseguir enxergar, mas na verdade, desejo a todos que já passaram ou que ainda fazem parte da minha vida, uma felicidade plena e cheia de realizações. Estou aprendendo a me doar para a felicidade das pessoas.

Ultimamente o que tenho mais me esforçado é para ficar feliz com o sucesso e com as realizações dos meus amigos. Isso embora possa não parecer é muito difícil, porque acabamos por nos colocarmos no lugar da pessoa que está feliz e querendo que isso fosse com agente. Esse treinamento tem me feito muito bem e estou descobrindo uma nova forma de felicidade. A de ser feliz com a realização das pessoas que eu gosto. No início foi difícil, podia até soar falso, mas era o que eu realmente queria. Que todas as pessoas que fazem parte da minha vida fossem felizes. E posso garantir, que estou sendo muito mais feliz dessa forma, me alegrando de forma sincera com as realizações das pessoas que eu gosto. Aprendi a entrar na felicidade das pessoas que eu gosto e a participar dessa felicidade, sendo assim, feliz também junto dos meus amigos.

Sei que a escada para a liberdade através do PERDOAR é longa e muitas vezes difícil de ser subida(e quantas vezes agente não irá cai e balançar nela durante o percurso), mas estou me empenhando em chegar ao topo superando cada dificuldade do meu modo de pensar e agir, para poder ser LIVRE um dia. Para mim o que importa agora é que estou no caminho certo, superando minhas adversidades, minhas limitações e isso já é uma grande conquista pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário